quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Projeto de Leitura - Versão 2008

O Projeto de Leitura passou a existir como texto norteador da prática da leitura na escola a partir de 2008. A apresentação do Projeto para a comunidade escolar foi pensada e definida pela equipe de Língua Portuguesa e pela equipe pedagógica. O texto “Ler devia ser proibido”, de Guiomar de Gramont, foi escolhido como fonte de inspiração para o Projeto e como ponto de instigação e reflexão para os professores.

Rosiane, Rosinei, Regina, Julia, Carla,
Valdinéia, Tereza, Lília, Ellen e Fernanda

Antes da apresentação do Projeto de Leitura para todos os profissionais da escola, versão 2008, feita pela professora Ellen Gonzaga Oliveira, vários textos foram dinamizados por professoras da área de Língua Portuguesa (leitura expressiva e dramatização) para o deleite dos profissionais presentes. Destacou-se, na ocasião, que a prática da leitura deveria acontecer de maneira prazerosa para os envolvidos. A variedade de gêneros textos também seria priorizada, textos sob todas as formas: escritos, visuais, auditivos etc. Além disso, constatou-se que a regularidade do “Momento de Leitura”, designação do momento da prática de leitura, contribuiria para a formação de um grupo (alunos, professores e demais funcionários) leitor e, consequentemente, produtor.

Diversas oficinas foram realizadas pelas docentes para estimular os demais na retomada do Projeto de Leitura. Tais oficinas abordaram gêneros textuais com ludicidade: música e jornal; poema/poesia; narrativa; imagem e publicidade; histórias em quadrinhos. Os “Momentos de Leitura” aconteciam semanalmente (por escala de dias: a cada semana, um dia diferente), no primeiro tempo de aula, com envolvimento de todos: alunos e professores em sala de aula; demais profissionais espalhados pela escola.

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