quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Como e quando surgiu

O Projeto de Leitura, idealizado em 2003, é parte integrante e indispensável do Projeto Político-Pedagógico da Escola, em fase de elaboração naquele momento. Durante o diagnóstico das necessidades da comunidade escolar, a prática da leitura e, consequentemente, da escrita, evidenciou-se como base para a formação de alunos e professores leitores e autores, não apenas de textos, mas também de visões de mundo.
No dia 21 de fevereiro de 2003, o professor Manoel Martins de Santana Filho escreveu um texto incitando os professores da escola a lutarem pela formação de leitores-produtores.
De fevereiro a abril de 2003, os educadores reuniram-se a fim de elaborarem o Projeto de Leitura. Muitos participaram sugerindo objetivos de médio a longo prazo e propondo temas e subtemas (de acordo com as séries escolares) para as atividades a serem realizadas durante o ano letivo. O tema gerador foi “Leitura” e o slogan era “Ler é ter o mundo em suas mãos”.
A culminância da versão do Projeto de Leitura em 2003 aconteceu em novembro com a exposição dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano letivo: mostra de trabalhos, incluindo telas produzidas pelos alunos, sobre a vida e a obra de Portinari e Vinícius de Morais; produção de cinema, jornal-mural e apresentações musicais, além de danças e recital de poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário