A
Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário
educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem
e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida
entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando
por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
A
Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas
também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos
e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico,
estruturamos nossa ação através da tecnologia.
O
principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao
currículo escolar, está na utilização do computador
como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos
lecionados, além da função de preparar os alunos para
uma sociedade informatizada.
O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DA EMGMS É EQUIPADO COM COMPUTADORES QUE POSSUEM ACESSO À INTERNET, APLICATIVOS E SOFTWARES.
O
uso adequado das tecnologias no ambiente escolar tem facilitado a
aprendizagem dos alunos tornando-os mais críticos e criativos. Nesse
processo, o professor atua como mediador para facilitar a construção de
aprendizagens significativas que permitam estabelecer relações entre os
conhecimentos e as experiências prévias, os novos conteúdos e as novas
tecnologias disponíveis.
27/06/2012
*Dicas de Internet segura
http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas
*Vídeos assistidos pelos alunos no primeiro encontro de 2012.
Confira lista com seis ferramentas de ensino
super poderosas que você precisa saber para que suas aulas sejam mais
eficientes e seus alunos aprendam melhor.
27/06/2012
*Dicas de Internet segura
http://www.safernet.org.br/site/prevencao/cartilha/safer-dicas
*Vídeos assistidos pelos alunos no primeiro encontro de 2012.
*
Como utilizar o computador, a internet, blogs, podcasts, projetores, câmeras e outras engenhocas da modernidade para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina. Acesse o link abaixo e faça um upgrade nas suas aulas.
http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/
http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/filmografia/leitura.html?newsID=317651292ad24d059a0658761ef4d0df
*Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula
Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar
http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml
02/07/2012
*6 ferramentas de ensino super poderosas
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/06/26/945776/6-ferramentas-ensino-super-poderosas.html
*REFLEXÃO
*REFLEXÃO
Ferramentas digitais em sala de aula: Ganhos ou prejuízos?
http://cmais.com.br/educacao/ferramentas-digitais-em-sala-de-aula-ganhos-ou-prejuizos* Vídeo ensinando a utilizar o projetor multimídia
15-01-2013
"Quanto mais acesso tecnológico houver aos saberes, mais mediação é preciso, para que possa existir transmissão de conhecimentos e formação de cultura, seja ela humanista ou científica".(Autor: Carrilho , Manuel Maria Fonte Diário de Notícias)
21-02-2013
Revista Gestão Educacional
O uso de tecnologias exige planejamento.
Cada vez mais presentes no cotidiano, as tecnologias têm alterado o modo de pensar e de estudar dos jovens – algo que, segundo a diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, ainda não foi assimilado totalmente pelas escolas brasileiras. Com base nos ensinamentos da neuroeducação, Luciana defende que o papel do professor agora é muito mais de mediação das informações do que apenas de transmissão delas.
Acesse:
O uso de tecnologias exige planejamento.
Cada vez mais presentes no cotidiano, as tecnologias têm alterado o modo de pensar e de estudar dos jovens – algo que, segundo a diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan, ainda não foi assimilado totalmente pelas escolas brasileiras. Com base nos ensinamentos da neuroeducação, Luciana defende que o papel do professor agora é muito mais de mediação das informações do que apenas de transmissão delas.
Acesse:
1º de março de 2013
Revista Gestão Educacional
Entrevista: Para usar as tecnologias na sala de aula
Para Cida Narloch, assessora pedagógica do sistema educacional Família e Escola, o primeiro passo para os professores poderem fazer um bom uso das tecnologias na educação básica é o planejamento: preparar a aula, a ferramenta e o conteúdo. Com uma aula estruturada, o educador sentirá muito mais facilidade para lidar com os computadores e tablets dentro do ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário