segunda-feira, 25 de junho de 2012

A importância da leitura

LEITURA TEM QUE COMEÇAR ANTES DOS 10 ANOS
(Daniela Falcão, Folha de São Paulo)

     Você sabia que começar a ler antes dos 10 anos de idade contribui para o desenvolvimento do cérebro? Pesquisas científiccas revelam que a leitura é um caminho eficiente par o desenvolvimento cerebral:

     Crianças que nunca ouviram histórias ou que não desenvolveram o hábito de leitura até os 10 anos perdem a chance de enriquecer as áreas do cérebro ligadas à linguagem e ao controle das emoções.
     Embora parte da capacidade cerebral de uma criança já esteja determinada na hora em que ela nasce, o ambiente em que vive nos dez primeiros anos contribui decisivamente na formação e manutenção das conexões entre os neurônios. 
     Ou seja, embora a inteligência da criança seja parcialmente determinada ao nascer, as experiências a que é submetida nos primeiros anos indicarão quanto desse potencial será utilizado. 
"Quanto mais a criança for exposta à linguagem falada, escrita, lida ou cantada, maior será sua capacidade verbal e oral ao crescer. Pais que leem ou contam histórias aos filhos que ainda não sabem ler também influenciam positivamente a capacidade da criança de administrar as suas emoções". Diz o neurocirurgião Elson de Araújo Montagno doutor em Medicina pela Universidade de Berlim. 
     A formação das conexões entre os neurônios ocorre das primeiras semanas de gestação até os 10 anos, quando parte delas (as que não foram utilizadas) são eliminadas. 
     Para cada habilidade (raciocínio matemático, visão, linguagem etc.) há um período específico em que as ligações entre os neurônios se formam. Esse período é chamado de "janela da oportunidade".
A janela da linguagem dura do nascimento até os 10 anos. Crianças que só adquirem o hábito de ler após essa idade perdem a melhor oportunidade de maximizar o potencial cerebral com que nascem.
     "É um crime privar a criança da leitura entre 6 e 10 anos. Na verdade, antes mesmo de começarem a falar os pais devem ler ou contar estórias aos filhos", diz Montagno.
     O neurocirurgião recomenda que os pais transformem o hábito de ler em algo prazeroso. "Se a leitura passar a ser uma diversão na família, a criança terá muito mais facilidade em aprender a se concentrar quando estiver na escola". 
     Para que a leitura beneficie o desenvolvimento cerebral de uma criança ela deve se tornar um hábito. Mas não é preciso estipular um número mínimo de livros que a criança deve ler a cada ano. 
     "Cada criança tem seu próprio ritmo. O importante é que ela leia sempre, independentemente da quantidade de livros. Os que estão se alfabetizando gostam de ler a mesma estória várias vezes, até memorizar. Esse é um ótimo exercício, diz. 

Extraído do livro "Prática da Linguagem escrita e oral, Coleção Eu Gosto, de Célia Passos e Zeneide Silva, 5° ano, Companhia Editora Nacional.
O texto é de autoria de Daniela Falcão, extraído do jornal Folha de São Paulo)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Equipe em 2010

Equipe da Área de Língua Portuguesa

Aline Aparecida Dorea Passos
Ellen Gonzaga Oliveira
Fernanda da Silva Ceia Nocchi
Julia Pereira Marques da Silva
Maria Tereza Lopes da Silva
Rosiane Quintanilha Campos Bitencourt
Thays de Abreu Bartolazzi
Valdinéia Aparecida Ferreira Rodrigues


Equipe Diretiva

Jacira Nunes da Silva
Marlene Barboza Rocha
Mary Cristina do Couto Faria Cabral
Rosinei Soares dos Santos

Equipe em 2008

Professoras:

Carla Rios Cáffaro
Ellen Gonzaga Oliveira
Fernanda da Silva Ceia Nocchi
Julia Pereira Marques da Silva
Lília Pires de Almeida
Maria Tereza Lopes da Silva
Rosiane Quintanilha Campos
Valdinéia Aparecida Ferreira Rodrigues

Orientadoras Pedagógicas:

Regina de Oliveira Ferreira Ramos
Rosinei Soares Pereira dos Santos

Projeto de Leitura - Versão 2009 - Sou leitor com muito prazer

O Projeto de Leitura “Sou leitor com muito prazer” foi reapresentado aos docentes em junho de 2009 pela professora Valdinéia Aparecida Ferreira Rodrigues. Antes da reapresentação, houve um momento descontraído, na quadra da escola, em que as professoras idealizadoras do Projeto fizeram um trabalho com os outros profissionais baseado no poema de Carlos Drummond de Andrade, “No meio do caminho”. A intenção era sensibilizar os profissionais para não considerarem o Projeto como uma “pedra no meio do caminho” e sim encará-lo como um aliado no trabalho pedagógico.

Novamente, oficinas de leitura foram oferecidas aos profissionais. Desta vez, em vez de dividir-se o grupo de presentes para a participação nas oficinas, optou-se por todos participarem das oficinas, que foram colocadas em prática do auditório da escola. Mais uma vez, as docentes da área de Língua Portuguesa levaram aos colegas de trabalho o prazer da leitura, sempre destacando a variedade de gêneros textuais e os veículos que os concretizam: entrevista, carta, música, filme, pintura, jornal, revista, fotografia, internet.